sábado, 29 de maio de 2010

ESTRÉIA SOBREVOAR

O menino que sonhou voar: Albertinho e o céu de Paris
Assessoria de Marketing: Rogerio Viana

Fotos divulgação - Lauro Borges
A Cia. do Abração, de Curitiba, estreará em 12 de junho de 2010, às 20h00, em sua sede, “SobreVoar”, sua nova montagem teatral que fala do menino Albertinho, seus sonhos, medos, desafios, obstáculos, persistência, coragem e as realizações que o levaram ao céu de Paris, cidade que o reconheceu como Santos Dumont, um brasileiro inventivo e destemido. O espetáculo será apresentado na sede da Cia. do Abração, no Bacacheri, aos sábados e domingos até o dia 8 de agosto. Durante este período, em dias e horários letivos, o espetáculo será apresentado conforme agendamento prévio, com escolas de Curitiba e foi produzido com o apoio do PAIC - Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba.

“SobreVoar” mostra Santos Dumont criança, na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele, como tantas outras crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão atemporal onde os desafios e os obstáculos aparecem em sonhos que se tornaram realidade após muitas tentativas, quedas e a coragem de recomeçar e de persistir. De acreditar que sempre é possível realizar seus sonhos mesmo quando as dificuldades aparecem instransponíveis ou irrealizáveis.

Os personagens habitam um espaço imaginário que pode ser, ao mesmo tempo, um hangar, uma oficina de criação, uma sala de estudos, em que se transformou o quarto do imaginativo menino Albertinho, sempre cercado por livros, dúvidas, sonhos e maravilhosas idéias em projetos mirabolantes.

Entre travesseiros, edredons, chapéus, abajur e uma mágica cama, o menino recebe a visita e dialoga com instigantes personagens: os “Engenheiros do Sonho”, uma improvável lagarta que sonha voar até a lua e as figuras desafiadoras da “Dúvida”, da “Curiosidade”, da “Auto Estima” e da “Coragem”, além de incrédulos franceses que se curvaram, depois, diante do que ele mostrou ao redor da Torre Eiffel e no céu de Paris.

O tempo é assinalado por um relógio “maluco” que pontua as ações dos personagens e dá saltos atemporais e inusitados nas descobertas que Albertinho faz e que revelam como ele conseguiu transformar a vaidade em um instrumento de improvisações e de inventividade. Todos os atores, em momentos especiais da montagem, vivem a experiência de serem Albertinho Dumundo.

“SobreVoar” é o sexto espetáculo montado pela Cia. do Abração para crianças de todas as idades e se realiza com a parceria da Abração Filmes e da Céu Vermelho Produções. A direção é de Letícia Guimarães e tem no elenco Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha. O texto foi produzido em processo colaborativo pelos atores com supervisão de dramaturgia de Letícia Guimarães.

Ficha técnica

Direção: Letícia Guimarães
Produção executiva: Fabiana Ferreira
Coreografia: Fabiana Ferreira
Cenografia: Marcelo Scalzo
Figurinos: Maureen Miranda
Adereços: Marcelo Scalzo e Maureen Miranda
Iluminação: Anry Aider
Sonoplastia: Karla Izidro
Arte gráfica: Blas Torres
Elenco: Felipe Custódio, Moira Albuquerque, Negra Silva e Simão Cunha.
Oficina espaço, corpo e som: Eliane Campelli
Preparação vocal: Alysson Siqueira e Karla Izidro
Preparação corporal: Fabiana Ferreira
Preparação de animação de objetos: Renato Perré


Serviço

SobreVoar – espetáculo teatral para crianças de todas as idades
Temporada: de 12 de junho a 8 de agosto de 2010
Horário: sábados, às 18:00 horas e domingos às 16:00 horas
Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725. Bacacheri
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Telefone: (41) 3362 9438
Capacidade: 60 pessoas
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre, especialmente recomendada para crianças.

sábado, 8 de maio de 2010

Sobrevoando...

Estamos um tempo sem dar noticias sobre o processo do “Sobrevoar” né galera! Então vou deixar por aqui alguns comentários sobre essas últimas semanas do processo. Após terminamos a parte de criação da dramaturgia, começamos a nos dedicar na pesquisa dos personagens, na composição desses seres mágicos que vivem embaixo da cama e junto dos sonhos do menino Albertinho e é claro na Lagarta, que nesses últimos dias ganhou certo status, particularmente por mim certa afetação. Nesse processo de pesquisa onde é necessário repetir, repetir, repetir... Letícia nos lembra a importância e o cuidado de não congelar aquilo que estávamos fazendo desde o inicio do processo, para não perdermos a possibilidade de descobrir novas formas. Brilhante! Pegar o texto, olhar para ele e sentir qual a melhor forma de fazer aquilo foi maravilhoso, ver o quanto de cada um existe nesse processo, o que queríamos falar quando criamos essa ou aquela cena e qual a melhor forma de fazer isso. Se jogar profundamente dentro desse espetáculo que a cada dia ganha um novo brilho, uma nova força alça um novo vôo me faz apaixonar a cada instante e é isso que supera cansaço, mal-humor, preguiça, é entrar no ambiente sagrado onde todos os objetos que estamos utilizando na pesquisa desde o inicio estão dispostos para que eu crie um novo corpo, uma nova visão, amplie os sentidos e me entregue ao momento. Quero deixar um agradecimento especial a todos que vem participando do processo dessa obra, me sinto emocionado quando vejo tantas pessoas importantes pensando, pesquisando dando novas ferramentas para que Sobrevoar seja uma linda obra da Cia do Abração. Ao Renato Perré que essa semana nos dedicou seu tempo para dividir sua experiência como bonequeiro, e fez com que as cenas da Lagarta recebessem novas ferramentas e mais uma vez a Obra crescesse, saltasse, voasse. Aos meus amigos, irmãos, companheiros de grupo aquele agradecimento especial por tudo que venho aprendendo, crescendo, entendendo... Muito Obrigado e aquele Abraço. VOALÁ

"O sonhador tem sempre uma nuvem a transformar. A nuvem nos ajuda a sonhar a transformação."

Gaston Bachelard